Busca

Versão móvel do Diário Online

Fechar

Buscar por:

Filtro:

Romaria marca hoje os últimos atos de fé do Círio

Segunda-Feira, 24/10/2011, 05:25:37
Tamanho da fonte: A- A+

Na manhã de hoje, milhares de fiéis se reúnem para ver a última procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. O Recírio é o encerramento oficial da quadra nazarena, após os 15 dias de festividade de 2011.

A celebração começa às 7h, logo após a missa campal realizada na Praça Santuário. De acordo com a diretoria da Festa de Nazaré, a procissão deve reunir cerca de 50 mil fiéis. “Eles estarão caminhando ou acompanhando pelas janelas de suas casas”, explica o diretor e coordenador da festa do Círio, César Neves.

Durante a missa que antecede a procissão do Recírio, acontece a incineração das súplicas. É neste momento que os diretores da festa reúnem para recolher todos os pedidos depositados durante os 15 dias postos no Altar Monumento da Praça Santuário e no Altar da Basílica. A tradição acontece desde 1994. Singelamente, a diretoria realiza a queima dos pedidos, o que simboliza o envio das súplicas e agradecimentos dos fiéis aos céus.

Após a distribuição da hóstia, no final da missa campal, as milhares de pessoas presentes à celebração eucarística foram orientadas a voltar à Basílica Santuário para dar início à procissão do Recírio, que leva a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré de volta ao Colégio Bittencourt, localizado na avenida Magalhães Barata.

Durante o trajeto, a imagem da Virgem de Nazaré é conduzida por membros da diretoria e populares, em um percurso de 650 metros.

Este é o menor trajeto entre as 11 romarias oficiais do Círio. A procissão contorna a Praça Santuário e segue pelas avenidas Generalíssimo Deodoro, Nazaré e Magalhães Barata, até chegar à Capela do Colégio Gentil. O percurso deve ser cumprido em 45 minutos. O grande final da última procissão é marcado pelo aceno dos lenços brancos e pela oração em grupo da Guarda de Nazaré, nas escadarias do Colégio Gentil.

A aposentada Lourdes Maria, 63, diz que esta procissão é uma das mais emocionantes. “Além de ser a última romaria, é muito bonito ver as pessoas com os lenços. Um ato simples de paz”, lembra.

ANO QUE VEM

O novo coordenador da festa do Círio foi indicado na noite de ontem: Kleber Vieira, que atuou como diretor de procissões em 2011, substituirá César Neves, que esteve à frente das festas por quatro anos.

(Diário do Pará)

Que nota você dá para esta notícia?
Comentar
Aviso Importante: Os comentários publicados não refletem a opinião deste site. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos seus autores. Não serão publicados comentários totalmente em letras maiusculas (caixa alta). O site reserva-se o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional também serão excluídos.

Notificar erro

Compartilhar por email