plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Faltam 12 dias para a folia começar

Enredos a postos, alegorias em construção e costureiras a todo vapor. Contrariando as previsões Maias, parece que pelo menos o carnaval de Belém não acaba em 2012. Depois de desentendimentos entre as escolas de samba e a antiga diretoria da Fundação Cultu

Enredos a postos, alegorias em construção e costureiras a todo vapor. Contrariando as previsões Maias, parece que pelo menos o carnaval de Belém não acaba em 2012. Depois de desentendimentos entre as escolas de samba e a antiga diretoria da Fundação Cultural de Belém - Fumbel, a paz (ou a folia) reina trazendo de volta Rancho Não Posso me Amofiná, A Grande Família e Deixa Falar, agremiações que não desfilaram no ano passado, novamente aos corredores da Aldeia Amazônica.

Segundo Lídia Albuquerque, diretora do Departamento de Ação Cultural da Fumbel, os preparativos para a quadra carnavalesca deste ano já estão em fase de finalização. “Estamos fechando a programação. Já no dia 22/01 iniciamos com o lançamento do samba-enredo de Belém e abertura dos Portais da Folia na Aldeia Amazônica, a partir da 17h”, adianta Lídia.

Ainda em janeiro, após as comemorações de aniversário de Belém, a cidade começa a ganhar ares de colombinas e pierrôs com decoração própria do carnaval.

A programação acontece na capital e seus distritos, com desfiles de escolas e portais também em Icoaraci e Outeiro. “Ao todo teremos quase um mês de programação que, além dos já citados, teremos a eleição dos emblemáticos, que são as figuras famosas do carnaval, como o Rei Momo, Rainha da Bateria, Musa do Carnaval e Rainha Gay, além dos carnavais de rua, que também receberão o apoio logístico da prefeitura”, destaca a diretora.

O carnavalesco Herivelto Martins, o Vetinho, diretor da Bole-Bole, escola que se sagrou vice-campeã do carnaval em 2011, diz que “fizemos o lançamento do enredo em outubro do ano passado, na ocasião do Auto do Círio, já que nosso tema é sobre a Escola de Teatro e Dança da UFPA. Desde lá nosso barracão não parou, para garantir um belo espetáculo ao público e quem sabe levar mais um título”, aposta Vetinho.

Apesar da escola ainda não ter recebido a subvenção, auxílio financeiro cedido pela prefeitura às escolas que participarão do desfile oficial, Herivelto diz que a agremiação se vira como pode. “Até agora não recebemos nada, mas esse subsídio acaba saindo sempre às vésperas do carnaval, então a gente faz o que for possível. Temos uma parceria com o IFPA (Instituto Federal do Pará) que nos permite baratear a mão de obra. Assim conseguimos reduzir nossos custos” revela o carnavalesco.

Na mesma situação, o Rancho Não Posso me Amofina, que não desfilou no ano passado, irá reaproveitar o material que seria usado para criar e construir fantasias e alegorias para o carnaval 2012.

“Como não desfilamos em 2011, em razão das divergências com a diretoria (na época) da Fumbel, vamos utilizar o material deixado pela gestão anterior da escola. Mas a manutenção de um desfile é alta, nosso carnaval está orçado numa faixa de 350 mil reais. Com o auxílio da subvenção, que deve ser em torno de 50 mil, podemos reduzir minimamente os custos, mas o restante a gente angaria alugando a quadra ou realizando eventos”, conta José Roberto, presidente da agremiação.

PROGRAMAÇÃO
22/01- Abertura do Carnaval 2012, Portais da Folia e lançamento do samba-enredo de Belém
Local: Aldeia Amazônica / Hora: A partir da 17h

De 17 a 21 de fevereiro: Concursos Oficiais
17/02 – 2º Grupo
União Montenegrense, Coração Jurunense, Habitat do Boto, Mocidade Olariense, Escola de Samba da Pratinha, Escola de Samba da Matinha, Rosa da Terra Firme, Caprichosos da Cidade Nova

18/02 – 1º Grupo:
Bole-Bole, Quem São Eles, Piratas da Batucada, Deixa Falar
A Grande Família, Rancho Não Posso me Amofina, Império Pedreirense, Xodó da Nega

*A programação dos dias 19 a 21 ainda não foi divulgada. (Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias