plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Prédios na Cidade Velha poderão ter até 40 metros

Por 22 votos a favor e apenas 3 contra, a Câmara Municipal de Belém aprovou, ontem, a primeira parte do Projeto de Lei que altera o gabarito (altura das edificações) na Cidade Velha, e entorno, proposta pelo vereador Raimundo Castro (PTB). Com isso, os pr

Por 22 votos a favor e apenas 3 contra, a Câmara Municipal de Belém aprovou, ontem, a primeira parte do Projeto de Lei que altera o gabarito (altura das edificações) na Cidade Velha, e entorno, proposta pelo vereador Raimundo Castro (PTB). Com isso, os prédios podem passar de 19 para 40 metros de altura e alterar a paisagem urbana do centro histórico da cidade.

A notícia surpreendeu aos representantes de entidades da sociedade civil contrárias ao Projeto - que há dois meses tentavam impedir a votação na CMB. A proposta é polêmica e, inclusive, foi considerada “inviável” pelo Ministério Público do Estado. Uma segunda proposta, que altera o gabarito ao longo da Avenida Almirante Barroso, de autoria do Gervasio Morgado (PR), ainda aguarda votação. “Foi uma aprovação absurda!”, considerou a presidente da Associação ‘Cidade Velha, Cidade Viva, Dulce Rokeu, ao destacar que o projeto foi aprovado sem a permissão de uma Comissão e também de audiências públicas.

Dulce ressaltou que há dois meses que os movimentos sociais, interessados em preservar a memória do Centro Histórico de Belém, vão à CMB, todas as terças-feiras para impedir que o projeto seja aprovado.

Os três vereadores que votaram contra o Projeto foram: Marquinho do PT, Otávio Pinheiro (PT) e Carlos Augusto (DEM).

Para Marquinho o projeto vai beneficiar apenas aos setores comercial, que poderá ampliar em mais um andar os prédios, e imobiliário, que vai vender o m2 mais caro da cidade. “A Cidade Velha precisa é de recursos para uma reforma geral e não que se aumente as edificações”, criticou. “Eu me pronunciei contra porque o Centro Histórico é protegido e esta lei vai descaracterizar o patrimônio da cidade”, resumiu.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias