plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Agenda especial comemora 397 anos de Belém

Neste sábado, 12 de janeiro, Belém completa 397 anos de história, de charme e de típica chuva da tarde. Carinhosamente chamada pelo povo de “Cidade das Mangueiras”, a capital paraense recebe diversas homenagens pelo seu aniversário, em meio a uma programa

Neste sábado, 12 de janeiro, Belém completa 397 anos de história, de charme e de típica chuva da tarde. Carinhosamente chamada pelo povo de “Cidade das Mangueiras”, a capital paraense recebe diversas homenagens pelo seu aniversário, em meio a uma programação repleta de arte, cultura e memória regional. Confira abaixo:

Estação das Docas – No complexo turístico, as tradições folclóricas do Pará serão homenageadas. A partir das 18h, haverá a apresentação do Boi Veludinho, seguido do Balé Folclórico da Amazônia (BFAM). Os visitantes da Estação poderão conferir, ainda, a exposição “Belém da Memória”, que mostrará, através de 35 imagens e textos, a história da capital paraense. A mostra será aberta neste sábado (12) e segue até o dia 28 de fevereiro. As imagens ficarão expostas no Armazém 2 do complexo, com visitação das 10h às 22h, com entrada gratuita.

Theatro da Paz - A paraense de Tucuruí que encantou o país com sua bela voz, Liah Soares, estará em Belém para cantar, pela primeira vez, no Theatro da Paz, no dia 12 de janeiro. A apresentação única faz parte da programação da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) em homenagem à capital paraense. Tudo a partir das 20h, com entrada franca. Os ingressos serão distribuídos no dia da apresentação, a partir das 9h, na bilheteria do teatro. Leia mais sobre a apresentação.

Centur - O aniversário de Belém será brindado com o festival “Ver-o-Peso da Nossa Música”, que será realizado nos dias 11 e 12, na Praça do Artista, localizada na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Centur). O evento contará com shows de Lia Sophia, Arraial do Pavulagem, Dona Onete e Mestre Solano, além da Big Band e do Grupo de Percussão do Programa Vale Música. Tudo com entrada franca, sempre a partir das 19h. Leia mais sobre o circuito.

Cine-Líbero Luxardo – Ainda no Centur, o Cine-Líbero Luxardo será reinaugurado no dia 12 de janeiro. Para a comemoração haverá a mostra de filmes do diretor paraense Roger Elarrat, juntamente com um bate-papo com o cineasta após a sessão, que começará às 19h, com entrada franca. Leia mais sobre a mostra.

Shopping - O shopping Pátio Belém terá, no sábado, o show da banda Fruta Quente Elétrico, a partir das 17h30.

Mangal das Garças – O parque ecológico faz aniversário no mesmo dia que Belém e para celebrar também os seus oito anos de existência, haverá uma programação gratuita, voltada para o público infantil, com brincadeiras, oficinas e apresentação teatral. Tudo começará 9h, com pintura facial e em seguida haverá a apresentação do espetáculo “Fio de Pão”, do grupo In Bust. Depois, o grupo Extraordinários fará atividades de recreação, propondo às crianças um tipo diferente de jogo de tabuleiro. Leia mais sobre a programação.

CAN – Compondo a programação oficial da Prefeitura de Belém, o projeto "Amar-te Belém" promove uma noite de espetáculos na Praça Santuário de Nazaré, com a apresentação das bandas da Guarda Municipal de Belém, regida por Carlos Eduardo Lima, e a banda sinfônica do Colégio Lauro Sodré, regida por Silas Borges. A dança também estará presente com as apresentações da coreografia "Ama Belém", da Escola de Dança Clara Pinto; em seguida, subirá ao palco a companhia de dança Cabana com o espetáculo “Subúrbios”, depois a companhia de dança Ana Unger, com “Ritmos do Pará”. A aclamada banda Warilou encerra a programação. Leia mais sobre as atrações.

Icoaraci e Mosqueiro - Nos dois distritos haverá a projeção de filmes em praça pública, às 19h, também integrando a programação do "Amar-te Belém". Serão exibidos os curtas “Pássaros Andarilhos e Boi Voadores”, de Luiz Arnaldo Campos; “Manga Belém”, de Suelen Pavão; “Enquanto Chove”, de Alberto Bitar e Paulo Almeida e “Belém anos 80”, com comentários de Allan Kardec.

Olympia - De 14 a 18 de janeiro o Cine Olympia será sede da "Mostra Pará", com exibição às 17h, de produções de realizadores paraenses . Às 20h, a programação do "Amar-te Belém" terá a sessão Parazinho, com uma coletânea de curtas.

Ver-o-Peso - No mais famoso ponto turístico da cidade será montado um bolo de 20 metros de comprimento e quase meia tonelada de peso (450kg). A tradicional “delícia” gigante é um presente do Sindicato da Indústria da Panificação, que será distribuído à população após cantar os parabéns para Belém, às 8h. Ainda durante o dia 12, várias equipes do programa Pro Paz estarão no mercado realizando serviços como emissão de carteiras de identidade, carteira de trabalho e atendimento de saúde, educação no trânsito, ônibus biblioteca, oficina de bonecos, além do Balcão da Juventude e educação ambiental. Na Boulevard Castilho França haverá shows no horário de 9h e 16h.

Orla de Belém - A prefeitura municipal promove shows com atrações regionais, das 17h às 22h.

Museu - Um dos presentes que a cidade irá ganhar será a incorporação de três imagens barrocas de Maria e uma gravura do pintor italiano Righini, que retrata a capital paraense no século XIX, ao acervo do Museu de Arte Sacra. Toda a programação é gratuita, iniciando a partir das 9h30, na Igreja de Santo Alexandre. O evento conta com a participação do Coro Lírico do Festival de Ópera, acompanhado pela pianista Ana Maria Hadad, com regência do maestro Vanildo Monteiro. Leia mais sobre a programação.

Complexo Feliz Lusitânia - No sábado, às 10h30, no Forte do Presépio, os canhões serão acionados para uma salva em homenagem ao aniversário de Belém. A trilha sonora será da Banda Sinfônica do Exército. As comemorações seguem durante a noite, a partir das 19h, com o lançamento do “Cine Osga – Cinema de Parede”, promovido pelo Museu da Imagem e do Som do Pará, que projetará no paredão da Casa das 11 Janelas a Mostra de Cinema do aniversário de Belém com três filmes: “Invisíveis Prazeres do Cotidiano”, de Jorane Castro; “Enquanto Chove”, de Alberto Bitar e Paulo Almeida; e “Belém 350 anos”, de Líbero Luxardo.

(Daniele Brabo/DOL, com informações de assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias