plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Professor dá dicas sobre imposto de renda

O ano já está em seu segundo mês e surge uma preocupação frequente. Como prestar contas ao leão? Ou como se organizar para não enfrentar problemas com a declaração do imposto de renda? Para João Lobo, professor da área tributária da Faculdade de Ciências

O ano já está em seu segundo mês e surge uma preocupação frequente. Como prestar contas ao leão? Ou como se organizar para não enfrentar problemas com a declaração do imposto de renda?

Para João Lobo, professor da área tributária da Faculdade de Ciências Contábeis (Facicon) da Universidade Federal do Pará (UFPA) é bom organizar previamente documentos de 2012 para declarar o mais cedo possível.

Em 2013 o trabalhador que receber até R$ 1.710,78 mensais estará isento do pagamento de acordo com a Medida Provisória (MP) estabelecida em 2011, que propõe a correção anual de 4,5% na tabela do Imposto de Renda.

O professor da UFPA explica os principais para o processo de declaração: organizar, declarar e acompanhar para retificar quando for necessário.

“Existem dois tipos de declaração: uma onde as deduções são aceitas e outra onde o governo dá um desconto automático de 20% sem comprovar nenhum tipo de despesa. Dependerá dos números. A pessoa terá que ver sua renda para saber o que valerá mais a pena, o desconto do governo ou suas próprias despesas”, esclarece João Lobo.

MALHA FINA

É uma abstração ao processo de verificação de inconsistências da declaração do imposto e age como uma espécie de "peneira" para os processos de declarações que estão com alguma pendência, impossibilitando a sua restituição, e em alguns casos resultando investigação mais aprofundada sobre o contribuinte declarador por parte da Receita Federal. Uma vez que o processo caiu na malha fina, o contribuinte tem acesso à pendência, e a possibilidade de retificar a declaração para prosseguir o processo.

“A pessoa deve informar todas as suas fontes com os valores corretos mediante o respaldo de notas fiscais e recibos do profissional, pois existe um sistema de cruzamento muito eficaz da receita federal, se for omitida alguma fonte ou algum número não bater, o sujeito entra na malha fina. Além disso, em caso de despesa médica, cheque se tem todos os dados do profissional, dentre nome, endereço e outros”, finaliza o professor da UFPA.

Para ajudar, os contribuintes ainda em dúvidas sobre o imposto de renda 2013, a Receita Federal disponibiliza um software explicativo dos procedimentos a cumprir. O Centro Acadêmico de Ciências Contábeis (Cacic) planeja promover durante o mês de março, com a ajuda dos professores da área, um curso de esclarecimento para a população.

(DOL,com informações da UFPA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias