plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Remo quer ser uma das surpresas da Copa do Brasil

Na noite de hoje, Flamengo e Clube do Remo fazem uma partida cheia de expectativas. O Rubro-Negro, depois de vencer o clássico contra o Fluminense, levanta uma pergunta: vai saber aproveitar esse embalo? De Belém, vem o Leão Azul, com duas semanas sem jog

Na noite de hoje, Flamengo e Clube do Remo fazem uma partida cheia de expectativas. O Rubro-Negro, depois de vencer o clássico contra o Fluminense, levanta uma pergunta: vai saber aproveitar esse embalo? De Belém, vem o Leão Azul, com duas semanas sem jogos oficiais devido à paralisação do Parazão. Agora, o questionamento é o seguinte: o tempo foi suficiente para corrigir todos os erros da equipe?

As perguntas começam a ser respondidas a partir das 22 horas de hoje, no Estádio Raulino de Oliveira, quando as duas equipes voltam a se encontrar no jogo de volta da Copa do Brasil. Na primeira partida, dia três de abril, no Mangueirão, o Mengo conseguiu vencer pelo placar mínimo de 1 a 0. Por isso tem a vantagem do empate. A ordem na Gávea é não vacilar, já que a Copa do Brasil é a única competição que o clube tem chances de avançar.

Os azulinos entram conscientes de que precisam abrir o placar. Um gol no início pode desestabilizar os donos da casa. Além dessa meta, o técnico Flávio Araújo faz do mistério uma de suas armas. Não revelou a onzena da equipe, pois diz que ainda não sabe se utiliza o 4-4-2 ou 3-5-2. No entanto, não é segredo para ninguém que o sistema com três zagueiros é o favorito do treinador. Se confirmado, além de entrar o seu esquema mais habitual, o Remo terá uma escalação bem próxima a de grande parte do primeiro turno do Parazão, quando teve o seu melhor momento, até agora.

De última hora, Araújo decidiu colocar o meia Endy no lugar de Walber, da mesma forma como fez nos primeiros jogos do ano. A única posição que realmente intriga é o homem de ligação: Diego Capela ou Galhardo. No mais, na lateral-esquerda, já está mais que confirmando a presença de Alex Ruan, na vaga de Berg, lesionado.

A tática é premiar o bolso dos atletas

Marcação redobrada na lateral, alternância de esquema tático e mistério na liberação da escalação. Vale tudo para vencer o Flamengo dentro de campo. Afinal, uma classificação diante do tradicional time carioca, deixa o time embalado para as semifinais do Parazão contra o Paysandu no sábado. Sabendo disso, a diretoria do Clube do Remo revelou que incentivará a equipe: o famoso bicho será pago. E dessa vez, será um bicho gordo.

O diretor Maurício Bororó, direto por telefone do Rio de Janeiro, preferiu não revelar o valor exato. Contudo, garantiu que a premiação será uma das melhores pagas esse ano. “Se conseguirmos essa classificação, vamos receber da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) a cota de participação da Copa do Brasil. Já decidimos que vamos dividir essa premiação com os atletas, pela grande importância dessa vitória”, revelou Maurício Bororó.

Depois dessa, aos jogadores, só resta fazer bonito. O goleiro Fabiano ensina como fazer isso. “Precisamos fazer um jogo igual ou melhor do que fizemos em Belém. Aqui no Remo, não tem um herói ou um único jogador. Para a gente conseguir essa vitória, o grupo vai ter que jogar unido”, considera o experiente arqueiro, de 35 anos.

O mistério é uma arma do professor

O técnico Flávio Araújo disse que vai revelar a escalação somente quarenta e cinco minutos antes do jogo. Ele não deve fazer mudanças radicais em relação ao time que jogou a primeira partida em Belém. Os próprios jogadores externaram que Araújo deve manter o 3-5-2, sistema tático, por sinal, preferido por grande parte do plantel.

“O time treinou bem nos dois sistemas. No 4-4-2, saíram as maiores chances de gols, mas pelo que conheço o Flávio (Araújo), ele vai continuar no 3-5-2, até porque, mesmo perdendo, o time jogou bem o primeiro jogo. E dessa partida para agora, tivemos muito tempo de treino, como há muito tempo não tínhamos”, recorda o meia Thiago Galhardo, referindo-se às duas semanas sem jogos no Estadual.

Com a improvisação do meia Endy na lateral-direita, fica claro a preocupação do treinador com a marcação da equipe pelas laterais e o 4-4-2 deverá ser uma opção para o decorrer do jogo.

Em boa parte do primeiro turno do Campeonato Paraense, Endy era elogiado pelo técnico por sua característica defensiva. Dessa forma, a tendência é que Flávio possa querer um meio de campo mais ofensivo. E aí que Galhardo pode ganhar sua chance de retornar ao time no lugar de Diego Capela. “A gente já vem recuperando a postura daquele time guerreiro do primeiro turno. O que precisamos agora é cuidado para surpreender o Flamengo”, confia o meia.

Mengão tentará encurralar o Remo

Embalado pela vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense, no fim de semana, pelo Campeonato Carioca, o Flamengo pode até empatar nesta quarta-feira contra o Remo, às 22 horas, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, para se classificar à segunda fase da Copa do Brasil. O técnico Jorginho deve manter a equipe que derrotou o rival tricolor.

Ele nem sequer pensa em um empate. Vai armar uma equipe ofensiva, a fim de garantir a vaga com um resultado e uma apresentação convincentes. Jorginho sabe que um revés - uma derrota por dois gols de diferença para o Remo - teria consequências graves na Gávea. A primeira poderia ser a sua demissão e aceleraria uma radical mudança no elenco do grupo.

Mas seu discurso com o grupo na cidade de Pinheiral (RJ), onde o Flamengo se concentrou para o jogo, não admitia a hipótese. “Temos de respeitar sempre os adversários. Mas o Flamengo tem que se impor e o time ganhou motivação coma vitória sobre o Fluminense”.

Nesta terça, Jorginho deu ênfase ao treinamento de cobranças de pênaltis. Como o Flamengo venceu em Belém por 1 a 0, uma vitória do Remo pelo mesmo placar levaria a disputa para os pênaltis. Em geral, os jogadores destacados para o treino tiveram bom aproveitamento. A opção da comissão técnica e direção pela cidade de Pinheiral se explica pela proximidade dela de Volta Redonda, onde venceu o Flu no último domingo - apenas 15 quilômetros as separam.

(Diário do Pará e Agência Estado)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias