plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Negada a liberdade de desmatadores da Amazônia

Foi negado o pedido de liberdade de Ezequiel Antônio Castanha, Giovany Marcelino Pascoal e Edivaldo Dalla Riva, conhecido como “Paraguai”, réus em ações que apuram crimes como formação de quadrilha e grilagem de terras. Nesta sexta-feira (20) continuam a

Foi negado o pedido de liberdade de Ezequiel Antônio Castanha, Giovany Marcelino Pascoal e Edivaldo Dalla Riva, conhecido como “Paraguai”, réus em ações que apuram crimes como formação de quadrilha e grilagem de terras. Nesta sexta-feira (20) continuam a ser ouvidas em audiências as testemunhas de defesa de alguns dos réus.

O pedido foi negado pelo juiz federal Ilan Presser, que responde pela Vara Única da Justiça Federal em Itaituba, na região sudoeste paraense. Também foram negados os pedidos de transferência de Castanha para o município de Novo Progresso, no sudoeste paraense, e de manutenção de bicicleta ergométrica na cela do réu.

Castanha e Dalla Riva continuam detidos em Itaituba, enquanto Pascoal permanece foragido. As prisões, inclusive, foram determinadas pela Justiça Federal e cumpridas pela Polícia Federal durante a Operação Castanheira, em fevereiro passado.

“Não há qualquer documento - e tampouco prova - que ateste a saúde debilitada do requerente, que torne imperiosa a manutenção do equipamento na cela. Permitir a entrada de equipamentos dessa natureza, só se justificaria em casos excepcionais, mediante a comprovação médica”, escreveu na decisão o juiz federal.

Além disso, uma nova denúncia pode complicar ainda mais a situação de Castanha.

DESMATAMENTO

De acordo com o MPF, o grupo invadia terras públicas, desmatava e incendiava a área para formação de pastos e depois vendia as terras como fazendas. As investigações também apontaram que a quadrilha chegou a invadir a área da Floresta Nacional do Jamanxim.

O prejuízo ambiental está avaliado em R$ 500 milhões. Os suspeitos devem responder por mais de 10 crimes, entre eles, invasão de terras públicas, lavagem de dinheiro, crime ambiental e falsificação de documentos.

(DOL com informações do MPF)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias