plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Bebê de 100 minutos é doador de órgãos mais jovem

Um bebê recém-nascido, que viveu apenas 100 minutos, se transformou no doador de órgãos mais jovem da Grã-Bretanha. Apenas três minutos após o seu nascimento, médicos do Hospital da Universidade do País de Gales, em Cardiff, fizeram uma cirurgia inovadora

Um bebê recém-nascido, que viveu apenas 100 minutos, se transformou no doador de órgãos mais jovem da Grã-Bretanha. Apenas três minutos após o seu nascimento, médicos do Hospital da Universidade do País de Gales, em Cardiff, fizeram uma cirurgia inovadora, no dia 22 de abril de 2014, segundo informações do site Terra.

Os rins do bebê foram então transplantados e salvaram a vida de um adulto em outra cidade britânica, Leeds. Os pais de Teddy, Mike Houlston e Jess Evans, disseram que tem orgulho do filho. "Ele viveu e morreu como um herói. É impossível explicar o orgulho que sentimos dele", disse em entrevista ao jornal britânico Daily Mirror.

A mãe Jess Evans estava na 12ª semana de gravidez de gêmeos quando recebeu a notícia que um deles estava com uma doença fatal. Teddy foi diagnosticado com anencefalia, um problema raro e letal que impede o desenvolvimento do cérebro e do crânio da criança. Os bebês que sofrem desta doença podem morrer ainda no útero, morrer no nascimento ou viver por apenas alguns segundos, minutos ou horas. Apesar da doença fatal, os rins de Teddy funcionavam perfeitamente enquanto o bebê estava no útero.

Não é comum o procedimento de recuperar os órgãos de crianças para um transplante, ainda mais em caso de recém-nascidos, principalmente em casos de anencefalia. No caso dos rins de Teddy, que não foram afetados pela anencefalia, eles vão crescer dentro de outro corpo vivo, o que faz com que eles possam ser doados para um adulto e também para um bebê.

O caso coloca em destaque a importância da doação neonatal de órgãos, como uma forma de aumentar o número de doadores no futuro. "Esperamos que a história de Teddy inspire famílias que se encontrem na situação de perder um filho", disse Jess Evans, a mãe do bebê. Naquela ocasião, acreditava-se que ela era a mais jovem doadora de órgãos da Grã-Bretanha.

(DOL com informações do Terra)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias