plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Fenômeno natural causa estragos em Santarém

Um fenômeno natural conhecido como tromba d’água causou diversos prejuízos ao porto da Companhia Docas do Pará (CDP), em Santarém, região oeste do Estado, na manhã desta quarta-feira (15). Testemunhas afirmam ter visto a formação de um redemoinho sobre o

Um fenômeno natural conhecido como tromba d’água causou diversos prejuízos ao porto da Companhia Docas do Pará (CDP), em Santarém, região oeste do Estado, na manhã desta quarta-feira (15).

Testemunhas afirmam ter visto a formação de um redemoinho sobre o rio Tapajós, durante a chuva que caiu na manhã de hoje. Em poucos minutos, as instalações da CDP começaram a ser atingidas. Várias telhas do galpão principal foram arremessadas para dentro do rio. Outros imóveis que fazem parte do complexo das Docas também sofreram danos.

Adireção da CDP ainda avalia o resultado dos prejuízos causados pelo fenômeno natural. Além do telhado, os dois portões de ferro que dão acesso ao local também foram arrancados durante o vendaval, mas nenhum trabalhador ficou ferido.

Não foi a primeira vez que uma tromba d’água apareceu na região. A mais recente foi há cerca de 15, quando o fenômeno se formou na frente da cidade, às proximidades da Ponta Negra, ficando restrita ao rio. Em 2001, uma tromba d’água foi vista sobre a praia de Maracanã. Já no ano seguinte, outro fato também foi registrado na praia de Pajuçara.

FENÔMENO

Uma tromba d’água é causada pela formação de nuvens que surgem quando há alta temperatura, muita umidade e grande instabilidade climática. Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), como a região amazônica costuma ter todas essas características, a área é muito propícia para formações como essa.

Os meteorologistas esclarecem que não podem afirmar com certeza a influência de mudanças climáticas na Amazônia na formação de tornados e trombas d’águas, já que é difícil saber onde eles ocorrem.

(DOL, com informações do repórter Manoel Cardoso/Diário do Pará - Sucursal Santarém)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias