plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Enem abre portas para outros programas

A pouco mais de uma semana para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, em todo o país, vale lembrar que, além de possibilitar o ingresso em instituições de ensino superior públicas ou privadas, a pontuação final obtida no

A pouco mais de uma semana para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, em todo o país, vale lembrar que, além de possibilitar o ingresso em instituições de ensino superior públicas ou privadas, a pontuação final obtida no exame pode ser utilizada também como critério de seleção em programas do governo federal como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e o Ciência Sem Fronteiras.

Muitos estudantes deixam de ser beneficiados com essas possibilidades por não obterem informações suficientes a respeito de como cada um funciona.

O aluno que preferir ingressar em uma universidade pública pode utilizar a média do Enem tanto para o vestibular tradicional quanto para o Sisu. Os estudantes mais bem classificados no Enem podem optar por concorrer a uma vaga do Sisu nas instituições de ensino superior públicas. Já nas universidades privadas, aquele que optar ingressar com o Fies precisará ter feito o Enem, assim como, para conseguir uma bolsa estudos parcial ou integral do ProUni.

As instituições públicas, privadas e de educação tecnológica também ofertam vagas gratuitas por meio do Sisutec. Neste caso, o aluno também precisa ter alcançado uma média para ser classificado no exame. Além disso, os estudantes que participarem do Enem deste ano podem ser beneficiados pela lei de cotas que reserva 50% das vagas para ex-alunos das escolas públicas.

Já os estudantes que sonham em estudar fora do país, com bolsas concedidas por meio do programa de intercâmbio Ciência Sem Fronteiras, também precisam fazer o Enem, obrigatoriamente, para serem selecionados.

Apesar de ter conhecimento sobre as oportunidades vantajosas de alguns dos programas oferecidos pelo governo federal, a meta da estudante Tatiely Santos Chaves, 18, é ingressar na Universidade Federal do Pará. Mas, para isso, ela tem consciência de que precisa se esmerar para conseguir uma boa pontuação no Enem.

“Fiz a prova do Enem do ano passado apenas para testar meus conhecimentos. Estava no segundo ano do médio e acabei não alcançando a nota para ser classificada. Este ano, meu ritmo de estudos está intenso, porém é complicado, pois estou estudando tanto para concluir o ensino médio quanto para a prova do Enem. Procuro estudar pelo menos um pouco em casa, todos os dias, revisando o que vejo em sala de aula”, ressalta.

MEDICINA
Tatiely conta que gostaria de cursar medicina, mas, diante da dificuldade de conciliar os estudos do convênio e para o Enem, acredita que deve optar por outro curso. “Tenho feito pesquisas sobre vários cursos disponíveis, mas ainda não sei qual farei. De fato, há muita concorrência, mas o Enem facilitou a vida do estudante devido a abordagem diferente do vestibular normal. Até quarta-feira (antes da prova) vou focar bastante na redação. Depois vou relaxar, para poder estar com o psicológico preparado para a prova”, garante a jovem.

LEIA TAMBÉM:

Saiba mais sobre Programas para os estudantes

SERVIÇO
Fique atento
Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília).

As provas
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação.
Dia 8/11/2014: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.Tempo para a prova: 4h30
Dia 9/11/2014: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 5h30

O que levar no dia
Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão-resposta. Documento de identificação original com foto, cartão de confirmação da inscrição e alimentos.

(Diário do Pará

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias