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Entrega foi intensificada na campanha

A realização de eventos para entrega dos cheques - que acabaram se tornando verdadeiros comícios - também se intensificou durante a campanha, segundo confirmam dados da própria Cohab. De janeiro a julho de 2014, foram realizados 26 eventos com a entrega

A realização de eventos para entrega dos cheques - que acabaram se tornando verdadeiros comícios - também se intensificou durante a campanha, segundo confirmam dados da própria Cohab.

De janeiro a julho de 2014, foram realizados 26 eventos com a entrega de 1.724 cheques, reunindo quase dez mil pessoas, sem contar os cheques entregues fora desses eventos promovidos pela Cohab.

Em alguns casos a função cabia a cabos eleitorais, travestidos de líderes comunitários. No período de agosto a 23 de outubro de 2014, foram 35 eventos, com a distribuição de 2.420 cheques, beneficiando quase 15 mil pessoas.

Um detalhe importante é que o cheque era liberado em parcelas, ficando de certa forma implícito que as demais parcelas estariam condicionadas à reeleição de Jatene.

“O candidato Simão Jatene se utilizou desse animus criado pelo Cheque Moradia para transformá-lo em verdadeiro cheque eleitoral, quando maximizou a entrega e alocação de verba referente ao programa nos meses de agosto, setembro e outubro, justamente o período em que o pleito eleitoral estava em processo”, diz outro trecho da ação.

O documento mostra que ao longo do ano foi sendo construída uma relação em que o eleitor, necessitado do benefício, se via compelido a votar no candidato à reeleição após a obtenção, quase sem burocracia, dos recursos.

Nas quase quatro mil páginas de anexos, os advogados juntaram cartas de eleitores fazendo súplicas ao governador mostrando essa relação que se estabeleceu entre o eleitor fragilizado e o candidato.

Os anexos reúnem também listas de beneficiários, dados oficiais do programa como a alocação de servidores de outros órgãos e de prefeituras para fazer frente ao incremento do programa no período pré-eleição.

(Diário do Pará)

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