plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Amazonas já avalia modelos de energia solar

O primeiro sistema fotovoltaico conectado à rede de distribuição com seguimento solar da região Norte do Brasil foi instalado no ano passado, na sede do Instituto Mamirauá, em Tefé, no Amazonas. O projeto é fruto de uma parceria do Instituto com o grupo p

O primeiro sistema fotovoltaico conectado à rede de distribuição com seguimento solar da região Norte do Brasil foi instalado no ano passado, na sede do Instituto Mamirauá, em Tefé, no Amazonas. O projeto é fruto de uma parceria do Instituto com o grupo paraense (Gedae) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia.

O sistema é simples: são duas placas solares com módulos alojados em uma estrutura móvel, na qual o ângulo de inclinação e orientação é variável durante o dia - para possibilitar que o gerador acompanhe a trajetória do sol e, assim, aproveite melhor a radiação solar.

A energia gerada é conectada à concessionária local. São instalados módulos que transformam a corrente elétrica, injetando a energia gerada direto ao consumo do prédio da biblioteca do Instituto Mamirauá. Quando a geração é superior à demanda do prédio, o excedente de energia é direcionado à rede local para distribuição na cidade de Tefé.

Nessa experiência no Amazonas, o Instituto Mamirauá também está analisando o desempenho de mais um tipo de sistema, com orientação fixa dos módulos. A meta é avaliar que modelo é mais adequado para investimentos em energia renovável na região.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias