plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Helder garante cursos para o setor pesqueiro

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vão facilitar o acesso e ampliar o número de cursos de mestrado e doutorado na área de Pesca e Aquicultura. O tema foi debatido nesta segunda

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vão facilitar o acesso e ampliar o número de cursos de mestrado e doutorado na área de Pesca e Aquicultura. O tema foi debatido nesta segunda-feira (3) entre o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, e o presidente da Capes, Carlos Nobre. “Os cursos estão vinculados no plano de desenvolvimento da pesca e aquicultura”, informou o ministro.

Hoje, há no país 26 cursos de mestrado e doutorado na área. A ideia, segundo Carlos Nobre, é incentivar o surgimento de novas cadeiras de pós-graduação nos Estados em que as atividades da pesca e aquicultura são fortes, porém não existe nenhuma pesquisa. “A Capes tem know-how em fomentar o aparecimento de novos cursos e é uma instituição que tem o dever de ajudar o desenvolvimento do setor pesqueiro”, afirmou Carlos Nobre.

Helder Barbalho afirmou que o MPA já mapeou os principais estados que têm mais potencial de desenvolvimento do setor pesqueiro, principalmente na área de aquicultura. Estados como o de Mato Grosso e do Ceará, onde são destaques na aquicultura e na pesca e não há nenhuma planta de desenvolvimento de pesquisa. “Temos que dar atenção a esses e outros Estados que fazem parte do nosso plano”, disse.

INSTITUTO

Segundo Carlos Nobre, pesquisador de renome internacional, o convite feito por Helder para a realização de uma parceria é o reconhecimento do MPA de que o desenvolvimento do setor pesqueiro só terá base com estudos avançados. “Somente com conhecimento e cursos de pós-graduação será possível fortalecer a pesca e aquicultura”, disse.

Na oportunidade, Carlos Nobre informou que há, no governo, um estudo para a criação de uma organização social, o Instituto Nacional de Pesquisa Oceanográfico (Impo), voltada para o estudo oceânicos. Ele acrescentou que a proposta três centros de pesquisas: um baseado no Sul do país (Atlântico Sul), no Nordeste (Atlântico Tropical) e um da Pesca (provavelmente no Rio de Janeiro), além de laboratórios na foz do rio Amazonas e outros a serem escolhidos. “Entre os laboratórios, também está previsto um vai que fazer a gestão da frota”, acrescentou.

Helder reforçou que apoiará a iniciativa e que colocará toda estrutura do MPA para “tirar do papel” o Impo. Inclusive, no Rio de Janeiro, no bairro da Ilha do Governador, já tem um terreno que poderá ser utilizado para erguer o prédio do laboratório.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias