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Evite armadilhas e aproveite a Black Friday

Muitos consumidores do Brasil e do mundo esperam conseguir bons descontos durante a Black Friday, que será realizada nessa sexta-feira (28). No entanto, as promoções oferecidas por diversos sites já foram alvos de críticas e denúncias de abuso por parte d

Muitos consumidores do Brasil e do mundo esperam conseguir bons descontos durante a Black Friday, que será realizada nessa sexta-feira (28). No entanto, as promoções oferecidas por diversos sites já foram alvos de críticas e denúncias de abuso por parte de lojistas.

Aumento de preços nos dias anteriores à data, falta de produtos no estoque, dificuldade de acesso, além de fraudes online são algumas das principais queixas registradas. Para evitar essas situações, O DOL reuniu algumas dicas que os compradores podem utilizar durante a data para garantir produtos de qualidade e evitar dor de cabeça.

Faça planejamento – Decida com antecedência os produtos que quer comprar na Black Friday. Depois, entre nos sites, confira os preços e faça “print screen”. Isso é útil para evitar fraudes nos valores.

É recomendável ainda evitar horários de pico de acessos, quando os sites se tornam instáveis (a expectativa é que isso ocorra por volta das 12h e entre as 16h e 17h). Fazer cadastro prévio nas lojas também é útil para evitar perda de tempo durante a data.

Procure o Selo de Garantia – Por uma iniciativa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, foi criado o selo Black Friday Legal. A marca é uma garantia dos sites participantes de não realizar manipulações de preços durante as promoções da data.

Como qualquer site pode pegar o selo e usá-lo sem necessariamente participar da iniciativa, é importante que o consumidor acesse o portal da Black Friday Legal e confira as lojas que estão de fato participando (a lista será divulgada nessa quinta-feira, 27).

Verifique se o produto está em promoção – O fato de um site participar da Black Friday não significa que todos os produtos ofertados estarão em promoção. Pesquisar com antecedência os valores de um produto desejado é a melhor opção para conseguir bons descontos durante a data.

Verifique a autenticidade das páginas – Com a grande procura por promoções durante a Black Friday, a internet se torna um campo fácil para aproveitadores que clonam sites famosos ou mesmo criam sites novos. Uma das formas de se proteger é procurar pelo símbolo do cadeado verde na barra de endereço dos navegadores.

Esse cadeado indica que o site possui um certificado Secure Socktes Layer (SSL), emitido por um conjunto de empresas de segurança. Se o cadeado não estiver presente, é bom verificar se o endereço do site é mesmo do encotrado em portais de busca.

Tenha cuidado com promoções por email – Emails são alvos potenciais para ataques de hackers durante a Black Friday. Antes de acessar qualquer email com ofertas, é recomendável passar o cursor sobre o link a ser clicado e depois checar se o site exibido na barra de status (parte inferior do navegador) é o mesmo da loja que estaria veiculando a promoção.

Erros gramaticais e imagens de baixa qualidade também podem ser indicativos de que o email pode ser fraudulento.

Prefira compras no cartão ou sistemas de pagamento online – É mais simples de conseguir o dinheiro de volta quando se efetua a compra no cartão de crédito ou em sistemas como PayPal, MoIP ou PagSeguro. Caso você se arrependa da compra, pode fazer o estorno do valor pago com a administradora do cartão.

Desconfie do valor dos descontos – Segundo medição do Sieve Price Intelligence, o desconto médio das ofertas durante a Black Friday de 2013 foi de 25%. O máximo encontrado foi de 80%. Desconfie de descontos muito elevados.

Pesquise o valor do frete – Além de aumentar o valor dos produtos, alguns sites podem aumentar o valor do frete cobrado para a entrega. Verifique, com antecedência, a política de preços de envio e compare com os preços oferecidos durante a Black Friday.

Direitos do consumidor - É obrigação do lojista garantir o que foi prometido no site. Portanto, se o produto for ofertado e faltar, a entrega deve ser garantida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). O consumidor tem o prazo legal de sete dias para se arrepender da compra e pedir a devolução, caso não goste do produto.

(DOL com informações Agência Brasil, UOL e iG)

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