plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Projeto quer tornar a Ceasa órgão municipal

Um projeto de lei que será votado nesta quinta-feira (18) por deputados estaduais do Pará está causando grande preocupação entre os trabalhadores do setor agropecuário do Pará. Se aprovado, o documento irá transferir a gerência das Centrais de Abastecime

Um projeto de lei que será votado nesta quinta-feira (18) por deputados estaduais do Pará está causando grande preocupação entre os trabalhadores do setor agropecuário do Pará.

Se aprovado, o documento irá transferir a gerência das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa) do governo do Estado para o município de Belém, medida encarada pelos trabalhadores como completamente negativa.

“Nós não visualizamos nenhuma das melhorias que o governo afirma que irão ocorrer com a mudança”, afirmou Otoniel Araújo, diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Setor Agropecuário e Fundiário do Pará (Stafpa).

“Um projeto protocolado sem antes ter conversado com os maiores interessados é um desrespeito, e que não garante nenhum direito aos servidores”.

Segundo Otoniel, um dos principais problemas é a possível demissão de parte dos funcionários. “Com certeza muitos serão desligados. O documento não dá nenhuma garantia aos funcionários, e o município não tem como absorver a grande quantidade de trabalhadores”.

O projeto foi protocolado na Alepa no último dia 3 de dezembro. (Foto:divulgação/Stafpa)

O diretor ainda afirma que a municipalização trará consequências ruins à população. “Com a mudança, os contratos de locação serão alterados e os comerciantes realocados, ficando mais caros, e esse custo vai repassar ao consumidor, que pagará mais caro pelos produtos”.

A qualidade do serviço também é uma preocupação para Otoniel. “A prefeitura não consegue gerir nem as feiras livres de Belém, que estão abandonadas, cheias de lixo, imagine a Ceasa, que é a maior central da Região Norte, inclusive exportando para outros Estados”.

Uma comissão de membros do Sindicato e trabalhadores irá até a Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (17) para tentar barrar a votação ou estabelecer uma emenda que garanta o emprego de todos os funcionários, através da manutenção deles na folha de pagamento do Estado, mesmo após a possível mudança. Caso contrário, eles afirmam que irão recorrer na Justiça.

“Vamos tentar dialogar e comparecer em massa durante a votação do projeto. Caso ele seja aprovado do jeito que está, vamos recorrer ao Ministério Público para tentar impedir que essa mudança ocorra de fato”.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias