plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Professores do Estado decidem manter a greve

Os trabalhadores em educação pública do Pará decidiram manter a greve da rede estadual, após a assembleia geral que ocorreu na manhã de ontem (16). Em seguida, a categoria tomou uma pista da avenida Almirante Barroso e seguiu em passeata para a frente do

Os trabalhadores em educação pública do Pará decidiram manter a greve da rede estadual, após a assembleia geral que ocorreu na manhã de ontem (16). Em seguida, a categoria tomou uma pista da avenida Almirante Barroso e seguiu em passeata para a frente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE), na tentativa de se reunir com a desembargadora Gleide Pereira de Moura, que determinou o fim da greve a partir de um pedido feito pela Procuradoria do Estado.

Segundo Alberto Andrade, secretário geral do Sindicado dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), a última reunião entre sindicato e Secretaria de Educação (Seduc) ocorreu na quarta-feira (15) para tratar especificamente sobre a jornada de trabalho dos servidores. Mas a proposta da secretaria continua não sendo aceita pelos trabalhadores, que alegam que, com a redução da carga horária, o salário também será reduzido. “O governo disse que vai manter a proposta de reduzir o limite da aula suplementar e isto trará uma redução drástica de salário, serão perdas de quase 50% da remuneração”, disse Alberto.

O resumo da reunião entre Sintep e Seduc foi exposto para a categoria, que imediatamente decidiu por manter a greve. Após a assembleia, todos saíram em passeata pela avenida Almirante Barroso, no sentido Entroncamento-Belém, por cerca de alguns metros, até o TJE. O trânsito ficou bloqueado. A intenção era enviar uma comissão da diretoria do Sintepp e assessoria jurídica para falar com a desembargadora responsável por determinar, à pedido da Procuradoria do Estado, o fim da greve por ser considerada abusiva, o retorno dos professores às escolas em 24 horas e proibição de fechar vias públicas em manifestações. Segundo Alberto, o documento foi recebido apenas no dia 15, mas o sindicato vai recorrer.

Por volta das 11h, os manifestantes bloquearam também a via sentido Belém-Entroncamento. Alguns motoristas que vinham pelo viaduto tiveram que permanecer parados.

Os deputados estaduais Lélio Costa (PCdoB) e Iran Lima, líder do PMDB na AL, acompanharam as manifestações.

REUNIÃO

A desembargadora Gleide Moura agendou para a próxima quarta-feira, 22, às 11h, uma audiência de conciliação na ação declaratória de abusividade de greve. A audiência, que ocorrerá no gabinete da desembargadora, no 1º andar do anexo do edifício sede do Tribunal de Justiça do Pará, foi requerida por uma comissão de professores, que foi recebida no TJPA nesta quinta-feira, 16.

A magistrada determinou a intimação pessoal das partes no processo para que compareçam à audiência, autorizando o regime de plantão para o cumprimento das intimações, bem como representante do Ministério Público.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias