plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pedidos de informações foram ignorados

Em seu pronunciamento da tribuna, Jader ressaltou que, nos últimos dois anos, tem insistido para obter informações sobre a implantação da Alpa e as obras necessárias para viabilizar a navegação no rio Tocantins, como o derrocamento do Pedral do Lourenço.

Em seu pronunciamento da tribuna, Jader ressaltou que, nos últimos dois anos, tem insistido para obter informações sobre a implantação da Alpa e as obras necessárias para viabilizar a navegação no rio Tocantins, como o derrocamento do Pedral do Lourenço. Destacou que o pedido de informações regido pela Constituição, hoje reconhecido como um instrumento de grande eficácia na ação parlamentar, é fundamental para obrigar as autoridades do Executivo a ajudarem o Parlamento a cumprir o papel de fiscalização.

O senador paraense ressaltou que o Pará é um dos Estados mais ricos da federação, mas que, lamentavelmente, tem servido ao longo do tempo apenas como “almoxarifado para o Brasil”. Como exemplos, citou as hidrelétricas de Tucuruí, em operação desde 1984, e a de Belo Monte, em construção no rio Xingu. O Pará é um grande produtor, mas não recebe um centavo sequer pela geração de energia. A mesma coisa se repete, segundo ele, no setor mineral. “É simplesmente ridículo o que o Pará recebe em contrapartida às exportações que faz de minério de ferro e de tantas outras riquezas minerais”, aduziu.

Durante seu pronunciamento, diversos senadores solicitaram apartes. Como o tempo era muito curto, apenas o senador Omar Aziz, do PSD do Amazonas, pôde fazer uso da palavra para apoiar enfaticamente o seu colega paraense. “Eu conheço bem o sofrimento dos irmãos do Pará e sei da sua grande preocupação, que não é de hoje. É uma preocupação antiga”, disse o senador amazonense.

Ao agradecer, Jader lembrou que o Pará acalenta longamente o sonho de verticalizar as suas cadeias produtivas, incluindo o minério. Esse propósito, porém – assinalou –, tem esbarrado, desde o governo Fernando Henrique, nas imensas dificuldades que crescentemente afetam as economias dos Estados exportadores de matérias primas por falta de justa compensação às desonerações impostas pela Lei Kandir.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias