plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Movimento também pede implantação da Alpa

Para Jader Barbalho, a participação da Mineradora Vale no processo de licitação do Pedral do Lourenço ainda não foi esclarecida. “Eu passo a ter dúvidas sobre o real interesse da Vale em todo este processo,” alertou. Durante o debate, o ministro da Pesca,

Para Jader Barbalho, a participação da Mineradora Vale no processo de licitação do Pedral do Lourenço ainda não foi esclarecida. “Eu passo a ter dúvidas sobre o real interesse da Vale em todo este processo,” alertou. Durante o debate, o ministro da Pesca, Helder Barbalho, foi informado de que o projeto oferecido pela Mineradora Vale ao governo federal vetava a navegabilidade de determinadas embarcações, sobretudo aquelas que deveriam ser utilizadas pela mineradora ao longo do canal.

O diretor do Dnit, Valter Silveira explicou que o projeto apresentado pela Vale – elaborado por uma empresa de consultoria norte americana – especificava um tipo de embarcação exclusivo da empresa (Vale). “É claro que não concordamos com isso. Um estudo de navegabilidade serve para todo tipo de embarcação, mas a Vale colocou uma categoria inviável para a área do canal”, explicou o diretor.

“Fica claro um fato que até agora não havia se tornado público que derruba a tese de que a Vale não implantou a Alpa por causa da falta de navegabilidade. Ela parece ter criado uma situação específica para inviabilizar o projeto”, disse Helder.

O prefeito de Marabá, João salame, lembrou que a Mineradora vale está tentando obter do Governo do Estado do Pará isenções para seus projetos instalados no Estado. “Não seria o momento de o próprio governador (Simão Jatene) questionar a mineradora? E os empregos prometidos para a população do sul do Pará a partir da implantação da Alpa, quem vai arcar com a falta de oportunidades na região?”, questionou Salame.

Jader barbalho propôs a convocação da Vale em uma audiência da Bancada Federal do Pará, coordenada pelo senador Paulo Rocha (PT) e pelo deputado Lucio Vale (PR), que também estavam presentes e questionaram o diretor do Dnit sobre a publicação do edital. “Precisamos começar um movimento para que as duas coisas aconteçam ao mesmo tempo, a hidrovia e a Alpa”. Conclui Jader Barbalho. Também participaram da reunião as deputadas federais Simone Morgado e Elcione Barbalho (PMDB) e Júlia Marinho (PSC); os deputados Beto Salame (Pros), Hélio Leite (DEM); e os prefeitos de Marabá, João Salame e de Curionópolis, Wenderson Chamon. Representando os empresários estava o vice-presidente da Fiepa, José Maria Mendonça entre outros presentes.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias