plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PARAUAPEBAS

Cheia do rio faz com que famílias deixem suas casas

Rio ultrapassou os 10 metros na última terça-feira (26), mas houve uma estabilização e não está subindo muito, segundo a Defesa Civil

Imagem ilustrativa da notícia Cheia do rio faz com que famílias deixem suas casas camera Nível do rio Parauapebas ultrapassou os 10 metros | Divulgação

A Defesa Civil analisa que Parauapebas segue em Alerta Laranja, devido às fortes chuvas na cidade. Na última terça-feira (26), uma equipe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), foi até a Rua Lima Sobrinho, no Bairro Liberdade I, para averiguar a situação e orientar a população que mora no local.

“Hoje, na última atualização, o rio alcançou 10.1 metros, mas há uma estabilização na curva do INMET, ou seja, não está subindo muito. De ontem pra cá, tivemos remanejamentos prévios de cinco a seis famílias. A água não chegou a adentrar nas residências, mas o trabalho prévio da gerência social da Compdec fez essa conscientização e elas saíram. Houve a mobilização da retirada das famílias e os objetos das residências”, diz Ediel Júnior, coordenador adjunto da Defesa Civil.

O ponto mais crítico da cidade é no Bairro Liberdade I, tendo em alerta, também, o Bairro Primavera, que no momento a água ainda não chegou a invadir as casas. A gerência de monitoramento da Defesa Civil segue trabalhando com as equipes e contando com a Hidroweb, que é uma Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), reunindo dados de níveis fluviais, vazões, chuvas, climatologia, qualidade da água e sedimentos. A rede acompanha os níveis dos rios e emitem os alertas para a população.

CONTEÚDO RELACIONADO:

A dona de casa Aucilene Delfina está preocupada com o nível do rio. “Ano passado, nessa época, o rio já estava bem acima aqui em nossa casa. Foi a única vez que a água entrou, devido ao nível e ao local que construímos. Ficamos em um cômodo, atrás da congregação e estamos em mente esse ano novamente, de irmos para lá. Já tivemos visita da Defesa Civil e nos alertaram para que a gente possa sair o quanto antes”, fala Aucilene.

Ainda pela manhã, a equipe da Defesa Civil, composta pela gerência social, gerência de monitoramento e gerência do Compdec entregou o auxílio moradia para as famílias que foram remanejadas da rua Lima Sobrinho, o lugar mais crítico, para a Rua Pernambuco, que também fica no Bairro Liberdade I. A Defesa Civil faz a articulação com as políticas públicas setoriais dentro das necessidades identificadas pelas famílias atingidas.

“As famílias que nós estamos atendendo, nesse momento, com a cheia do rio, prestamos toda a assistência dentro da política da Defesa Civil. As famílias que foram remanejadas, elas estão sendo incluídas em nosso auxilio que é o auxílio moradia. Além do auxilio, nós prestamos a assistência imediata com os kits humanitários, de dormitório, alimentação, com o intuito de assistir essas famílias dentro das necessidades que foram identificadas”, afirma Bertha Morais, assistente social.

A Defesa Civil de Parauapebas disponibiliza os contatos da Central de Atendimento e Despacho (CAD) nos números 190 e 193. Também o contato pode ser feito por meio do Centro de Controle de Operações (CCO) pelo telefone (94) 99278-0431. Todos os canais de atendimento estão disponíveis 24 horas para a população entrar em contato quando observar algum risco.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Parauapebas

Leia mais notícias de Parauapebas. Clique aqui!

Últimas Notícias