plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PESQUISA ELEITORAL

Edmilson e Priante lideram disputa à prefeitura de Belém  

Faltando três semanas para o pleito, nova rodada da pesquisa mostra que os candidatos tiveram pequenas oscilações dentro da margem de erro.

Imagem ilustrativa da notícia Edmilson e Priante lideram disputa à prefeitura de Belém  

A segunda rodada da pesquisa DIÁRIO/InstitutoAcertar sobre a intenção de voto do cidadão belenense para a Prefeitura da capital, mostra que os candidatos Edmilson Rodrigues (PSol) e José Priante (MDB) continuam com larga vantagem à frente dos demais candidatos na corrida eleitoral. Os 20 dias que separam a primeira rodada de entrevistas, realizada de 29 de setembro e 2 de outubro, desta nova etapa revelam que todos os candidatos, com exceção de Priante, oscilaram dentro da margem de erro na avaliação do voto estimulado. O emedebista pulou de 10,1 para 14,9 pontos, uma diferença de 4,8 pontos faltando 3 semanas para as eleições.

Edmilson e Priante lideram disputa à prefeitura de Belém  
📷 |D'angelo Valente/Diário do Pará

Entre os demais concorrentes – de Vavá Martins ao Delegado Eguchi – todos estão em empate técnico na pesquisa estimulada. Na pesquisa por voto espontâneo, todos os candidatos cresceram. Edmilson aparece com 28,3 enquanto Priante subiu para 7,7. Os demais mantêm empate técnico dentro da margem de erro também no voto espontâneo.

INDECISOS

Como na rodada anterior, essa nova pesquisa mantém ainda um alto número de indecisos. Na estimulada, essa margem é de 9,0% contra a 10,1% apurado na anterior.

Edmilson e Priante lideram disputa à prefeitura de Belém  
📷 |

Na espontânea apesar de registrar queda entre os que responderam não saber em quem irão votar nas eleições, passando de 60,1% para 41,7% nesta nova rodada, ainda é considerado alto o índice dos indecisos.

Governo Helder é aprovado por 78,3% dos entrevistados

A mesma pesquisa avaliou as gestões dos governos municipal, estadual e federal. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), mantém as mais altas avaliações positivas entre os demais avaliados. Perguntado pelos pesquisadores se consideram ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo os primeiros 21 meses de governo, os entrevistados responderam considerar a gestão positiva em 78,3% das respostas, 1,8% acima da avaliação anterior. Helder recebeu 20,1% de análise negativa ao seu governo.

Edmilson e Priante lideram disputa à prefeitura de Belém  
📷 |

Já o atual prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), aumentou seu índice de rejeição comparado ao que foi apurado na pesquisa anterior. Somadas as porcentagens de avaliações péssima e ruim sobre sua gestão, ele subiu 1,9 pontos, passando de 66% para 67,9%, sendo que 50,6% de avaliações considerando sua gestão péssima e 17,3 ruim.

Edmilson e Priante lideram disputa à prefeitura de Belém  
📷 |

Já a análise positiva de Zenaldo é de apenas 5,8%, menor do que o resultado de 8,3% avaliado há 20 dias. As maiores rejeições à gestão de Zenaldo Coutinho continuam sendo em Belém e em Mosqueiro.

Jair Bolsonaro (sem partido), teve 57,7% de avaliação positiva de seu governo e 40,7% que avaliaram como negativa sua gestão frente à presidência da República.

BELÉM

A rodada da pesquisa DIÁRIO/Instituto Acertar manteve junto ao público entrevistado o questionário avaliando o que pensam sobre Belém, perguntando sobre o quanto estão satisfeitos e na contramão, insatisfeitos, morando na capital do Pará.

O índice de satisfação da população continua alto, com 61,5% de respostas positivas, 1,5 pontos a mais que na rodada anterior. A satisfação é mais alta em Belém, 76,2% e mais baixa em Bengui, 51,8%. Outros 8,6% dizem estar muito satisfeitos, sendo que no Mosqueiro esse índice chega a 25%.

A média de insatisfação é de 16,5% e mantém a proporcionalidade, colocando os menos insatisfeitos em Belém (8,3%) e os mais em Bengui (22,6%). Os muito insatisfeitos somam 4,4% com índices mais altos em Bengui, 7,7%.

Na análise sobre o que deve ser prioridade para os gestores municipais, saúde (44,2%) e educação (28,2%) são os temas mais citados pelos entrevistados.

INFORMAÇÕES

A PESQUISA

A pesquisa foi contratada pelo DIÁRIO DO PARÁ e registrada junto ao TSE e TRE/PA sob o número PA 08799/2020, em cumprimento ao que dispõe o art. 33º e seus §§ 1º e 2º da Lei nº 9.504/97, do art. 7º da Resolução TSE nº 23.364/2012, assim como das demais resoluções que disciplinam os procedimentos relativos ao registro e à divulgação de pesquisas de opinião pública, realizadas para conhecimento público, relativas às eleições ou aos candidatos.

Foi realizada no período de 19 a 22 de outubro. A margem de erro é de 3,5% sobre os resultados gerais da pesquisa, com intervalo de confiança de 95%. Foram realizadas 816 entrevistas nos oito distritos administrativos 08 (oito) Distritos Administrativos, que formam a dispersão geográfica de Belém.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias